segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Inspiração


Ao longo da história, muitos artistas precisaram e ainda hoje há aqueles que precisam da tal musa inspiradora. Grandes mestres e outros nem tão bons assim recorrem a uma figura feminina para poder extrair o máximo de sua arte.

Na maioria dos casos, a musa é uma pessoa amada. Às vezes não passa de mera pretensão. Alguns artistas retratam a mãe. Em outros casos não passam de desconhecidas. Mas isto não importa. O que importa mesmo é que elas façam aflorar o impulso criativo. Que elas consigam despertar o artista do ócio e que ele reverta em objeto de admiração de terceiros aquilo que deveria ser só dele.

Esta motivação em criar, em realizar algo de bom nada mais é que inspiração. Pode ser inspiração para expor o lado artístico. Mas também pode ser para encarar o dia a dia. Muitas vezes, sair de casa para o trabalho pode precisar de uma grande dose de inspiração. Ônibus lotado. Colega mala. Patrão carrasco. Tudo isto precisa de uma carga enorme de sacrifício para ser encarado sem que percamos a razão. Imagine, então, assistir àquela aula de estatística em plena sexta-feira à noite. Também requer muita inspiração para fazer o tempo correr e ainda conseguir captar alguma coisa. Pelo menos para alcançar a média no fim do período.

Por outro lado, ocorre que muitas vezes nos cobram ações sem saber se estamos realmente motivados para tal coisa. Escrever um texto, por exemplo, quando os últimos acontecimentos só te fazem pensar em temas depressivos, necessita de uma dose extra de inspiração para abstrair os pensamentos ruins e escrever algo pensando em agradar aquele que te lê.

Pense, então, no que se deve passar na cabeça de um cidadão traído. Como expor os sentimentos sem cair no ridículo. Existem gênios que conseguem usar a dor e a frustração para criarem obras primas. Dar a volta por cima e se mostrar superior às adversidades. Há também os cantores sertanejos, estes são eternos traídos. Mas como todo tipo de arte, tem quem aprecie. Pois se precisamos nos expor, tanto de forma positiva quanto negativa, por meio da arte ou de forma natural, é porque tudo que fazemos depende da aprovação dos outros. Queiramos ou não.

E se qualquer coisa, boa ou ruim, pode ser uma inspiração, é porque em todos os nossos atos precisamos estar motivados. É preciso ter inspiração para sorrir quando há tristeza. Comer, quando a comida não te agrada. Dormir, quando a vontade é estar lá fora. Ouvir, quando a vontade é falar. Despedir-se, quando a vontade é ficar. Enfim, viver requer inspiração.

Nenhum comentário: