quinta-feira, 1 de maio de 2008

Sossego


Afinal, o que é o sossego? Calma. Vamos devagar. Para quê pressa. Vamos pensar com bastante tranqüilidade o que quer dizer esta palavra. Que é muito mais do que uma simples palavra. É um estado de espírito.

O sossego pode ser um lugar. Um momento. Um objeto. Alguém. Apesar de existir pessoas que vivam todos os dias um sossego só. Mas elas são exceções num mundo em que ter pressa é o essencial. Pois tempo é dinheiro, e relaxar só em último caso. Num final de semana e olhe lá.

As pessoas “normais” estão em constante pressão. A luta contra o relógio faz parte do cotidiano. E então momentos de sossego são como uma espécie de troféu. Um prêmio por terem resistido.

É possível ser premiado de várias maneiras. Tem gente que não encontra sossego melhor do que numa praia. Água de coco, sombra e água fresca. Alguns encontram prazer numa longa caminhada. Outros num CD do artista preferido. Um bom livro. Filme. E muitos, mas muitos mesmo, numa boa noite de sono.

Isso mesmo, dormir. O que tinha que ser básico na vida de qualquer um, fica relegado ao segundo plano. “Tenho que terminar isso de madrugada”. E assim vão deixando o descanso para depois. Acumulando tensão. E tem uma hora que aquilo precisa ser liberado. Recomendo que saiam de perto.

O apresentador de programas esportivos Milton Neves recomenda uma técnica que ele pratica há vários anos. Ao acordar ele se dirige a janela do seu quarto, põe a cabeça para o lado de fora e grita três vezes “ Pu&$#@*+ta que o pariu”. Para falar a verdade, eu já tentei e digo que não é nada mal. Mas a vizinhança não entendeu muito bem essa técnica.

Enfim, não dá para viver o tempo todo pensando em cumprir tarefas. O corpo e a mente requerem um tempo para eles. Sossegar nada mais é do que dar um tempo para nós mesmos.

Quando estamos sossegados estamos bem. Estamos em paz.

Se você tiver uma dose extra, doe um pouco para seu amigo que neste momento pode estar precisando. Sei que não dá para dar sossego. Isto é uma coisa pessoal e intransferível, mas a sua presença pode ser importante para alguém. Além do mais, alegria, carinho e positividade contagiam. Nunca é demais.

Nenhum comentário: