domingo, 12 de outubro de 2008

Amigos


Dias atrás recebi uma mensagem na caixa de e-mail que causou desconfiança. O tema era “amizade”. O remetente era conhecido. Mas mesmo assim tive dúvidas em abrir ou não aquela carta virtual.


A pessoa em questão era e é muito próxima a mim. Ainda assim pensei que fosse aquele tipo de e-mail que você abre e logo se instala um vírus no computador. Porém, como curioso que sou resolvi arriscar e li.

O texto falava na importância de se ter um amigo. De como é bom ter alguém por perto para poder dividir as alegrias e desventuras. E que a vida seria mais difícil sem a presença do grande amigo, no caso eu.

Li aquilo sem bem entender. Quem me mandou a mensagem nunca foi dado a estas sentimentalidades.

Quando encontrei meu “amigo” tratei de perguntar se tinham partido dele mesmo aquelas palavras. Respondeu que sim. E prontamente as agradeci.

Nossa conversa parou por ali, mas continuei pensando se não estava faltando um gesto de minha parte para demonstrar àquelas pessoas que tanto prezo o quão importantes são para mim.

E então comecei a comparar amizade a um namoro. Pois quando se está namorando, dizer à pessoa amada a frase “eu te amo” é tão ou mais importante do que lembrar a data do primeiro beijo ou o aniversário. Agora, para amigos as ações têm mais valor.

Ouvir um desabafo ou uma piada, mesmo mal contada e ainda rir dela. Aceitar um convite para um show de forró, quando você gosta de rock. Aceitar uma crítica ou as desculpas, depois de uma discussão. Respeitar o silêncio quando o dia não está bom.

O verdadeiro amigo mesmo longe se preocupa em saber como anda a vida do outro. Os problemas de um também os pertencem. E tudo fica bem quando se resolve aquilo que torna o outro infeliz.

Ter um amigo é ter uma alma gêmea sem segundas intenções. É pensar apenas no bem estar do próximo, sabendo que aquilo também o satisfaz.

Alguns têm mais de uma alma gêmea, são verdadeiros afortunados. Que mesmo em dificuldades podem sorrir e ainda assim dizer que nem tudo está perdido.

Sempre terá um amigo que intercederá por nós na hora mais triste, e nas mais felizes você o convidará.

E se ainda achar que são poucos os exemplos de como é importante uma amizade, mande uma carta. Pode ser da mesma forma que meu amigo fez. Copiando de um site de frases prontas. O que vale é a intenção de se mostrar presente. De lembrar que está alí, sempre, para o que aparecer. Seja bom ou mau.

Um comentário:

Unknown disse...

Que lindooooooooooooooooooooo, adorei!!!!!